Sobre mim

Me chamo Vânia, mãe 100% integral, e agora apaixonada por livros infantis!

Sou mãe da Lavínia, de 8 anos, uma menina doce, amável, respeitosa, inteligente, dedicada, empreendedora, que ama música e histórias infantis.

E também, mãe do Bernardo, de 7 anos. Isso mesmo, uma escadinha, como já ouvi muito! Um menino amável, inteligente, emotivo, falador, beijoqueiro, que adora dar abraços de ursos e muitos sustos, que é louco por futebol e que não gosta de jogar pra perder.

Muitas vezes tenho vontade de voltar ao mercado de trabalho! Muitas vezes tenho vontade de continuar com meus filhos, bem pertinho, já que ainda são pequenos e nos querem por perto, como estou, desde que nasceram. Graças ao nosso bom Deus e ao meu marido, isso é possível!!

São muitas dúvidas! É muito amor! Esse “choque” de vontades é a minha realidade, a minha maternidade. Talvez seja a sua também.

E no meio desse grande amor, nasceu também, o amor pela literatura infantil. Uma literatura cheia de descobertas, aventuras, medos, contos, fábulas, fadas. Cheia de príncipes e princesas, heróis e heroínas, vovôs e vovós, bichos, natureza, poesias. São tantos temas, tantas histórias lindas e encantadoras, até aquelas que falam das coisas que nos assombram como a perda de um ente querido, seja família, seja bichinho de estimação. O bicho do medo, o bicho papão. Tantas viagens pelos diversos autores e ilustradores infantis, que eu ficaria lendo por horas e horas e horas…

Quando vou à procura de um livro, ali mesmo já embarquei em outro, que me chamou atenção de outro e que já puxou um novo. Assim eu vou, querendo tudo, querendo todos, mesmo sem dinheiro, mesmo sem tempo para ler. Dá uma chateação perder aquela obra, aquela edição! Mas tudo tem seu momento. Se não posso comprar o novo, vou à busca de um já usado, emprestado, deixado de lado. Então, vamos aproveitar a oportunidade e visitar uma biblioteca pública, não é?!?

Tive muita vontade de criar o blog para falar o que está em meu coração. Dar dicas e opiniões, falar de mim, falar das crianças. Fazer resumos e resenhas, mostrar textos e trabalhos de amigos, que como eu, também gostam da nossa rica literatura infantil. Falar daqueles autores e ilustradores que eu gostaria muito de conhecer! Sim, seria maravilhoso poder saber diretamente deles, como foi escrever, imaginar, desenhar… Incrível!

Já, já meus filhos estarão crescidos. Já, já eles terão outros interesses. Já, já eles não vão querer estar pertinho de mim…

Então bora lá! Vamos incentivar a leitura dos nossos pequenos! Vamos mostrar para eles tão grandiosa e preciosa nossa literatura! Vamos nos apaixonar ainda mais pelas histórias infantis! Esse incentivo, inspiração, exemplo, é muito importante para as crianças, principalmente na primeira infância.

Embarque nessa viagem comigo, será longa e muito prazerosa. Divertida e educadora! Muitas descobertas virão. Nossos pequenos leitores são curiosos e cheios de imaginação!

Deixe aqui suas dicas de leitura, temas, poesias, autores, ilustradores… Você gosta de escrever? Já tem textos prontos? Gosta de desenhar?

Escreva o que tiver em seu coração também! Mande para mim! Vamos compartilhar!

Está aberto nosso espaço da Literatura para Pequenos!

Para você, para seu pequeno, para mim, um grande abraço de urso!!

Paz e Bem!

Vânia Paiva.